O que fazer em Aveiro, a Veneza Portuguesa!

O meu primeiro passeio pelo interior de Portugal foi na bela cidade de Aveiro, a cerca de 75km do Porto. A cidade é a capital do distrito (=estado, em Portugal), e tem aproximadamente 80 mil habitantes. Recomendo muito o passeio para um bate-e-volta a partir do Porto, se tiveres mais do que 3 dias na região.

Como chegar

A partir do Porto, Aveiro é facilmente acessível de trem (PT comboio) ou de carro, que te permite liberdade para explorar bem a região!

Se pensares em alugar um carro para aproveitar a tua viagem com maior liberdade, acessa Rent Cars e compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos!

Onde ficar em Aveiro

Compara centenas de opções de acomodação em Aveiro ou no Porto, pelo Airbnb (com direito à descontão na tua primeira reserva) ou no Booking.com.

Seguro Viagem

Já sabemos a importância de estarmos cobertos por um Seguro Viagem, que além de ser uma exigência para brasileiros entrarem em qualquer país do Espaço Schengen, também nos livra de eventuais despesas de saúde, extravio de bagagem, atraso ou perda de voo, repatriação, além de todo apoio prestado pelas seguradoras.

Para garantires o melhor serviço ao menor custo, compara ofertas de diversas seguradoras e ganha 5% de desconto imediato usando o cupom ASEMFRONTEIRAS5 em Seguros Promo e também com a IATI Seguros e esteja protegid@, em caso de imprevistos desagradáveis durante a tua viagem!

Roteiro de 1 dia em Aveiro

A visita aos pontos turísticos já começa na própria estação de trens (PT comboios), que apesar de ter sido ampliada e modernizada, ainda conserva uma parte da pequena estação original, com os típicos azulejos azuis portugueses.

A cidade é conhecida como a “Veneza portuguesa“, devido aos canais formados pela Ria de Aveiro, a foz do rio Vouga. Por ali, são oferecidos passeios turísticos em barquinhos moliceiros, que antigamente eram usados para colher algas, também chamadas de “moliço”, para uso na agricultura. É a “gôndola” da Veneza Portuguesa! 😀

Vale a pena perder-se pela cidade, passear ao longo da Ria, e visitar a Ponte Laços da Amizade, pertinho do Shopping Forum de Aveiro. Ah, e não deixes de parar em uma das diversas padarias (PT pastelarias) para experimentar os famosos Ovos Moles de Aveiro, um típico doce à base de ovos e açúcar.

Outra parada obrigatória em Aveiro é o Parque Infante Dom Pedro – Parque da Cidade!

De lá, siga para a região da Costa Nova, que fica entre a Ria de Aveiro e o mar: impossível não apaixonar-se! A cidadezinha é encantadora, com chalés lindinhos, pintados com listras coloridas, mais conhecidos como “palheiros“. Eles foram construídos com a finalidade de serem armazéns ligados à pesca, mas atualmente são usados como casas de verão, atração turística ou restaurantes e cafés. 

A Praia da Costa Nova é simples, comparada a tantas outras linda praias portuguesas, mas é a alegria de todos que visitam ou vivem na região!

Além dos ovos moles, Aveiro também é famosa por outro doce tradicional: as Tripas de Aveiro, uma espécie de crepe, com a massa ligeiramente crua. Na verdade, é feito com a mesma massa da bolacha americana, a diferença é justamente o “ponto”, já que a bolacha tem que ser prensada por muito mais tempo para ficar crocante e bem assada. O recheio pode variar entre a opção mais tradicional, com o doce de ovos, até os mais diversos tipos de chocolate e outras doçuras! Apesar de o nome ser esquisito, não precisas torcer o nariz ou ter medo de experimentar, porque são mesmo uma delícia!

Gostaria de conhecer essa bela cidade de Portugal? Me conta aqui! E não deixa de ler também os artigos sobre outras regiões e atrações imperdíveis em Portugal.

** Este post contém links para sites afiliados. Ao comprar serviços oferecidos por estes sites, tu não pagarás nenhuma taxa a mais, muitas vezes ganharás descontinhos e ainda estarás ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras a trazer mais e mais dicas pra ti! Este site parceiro não manipula a minha opinião sobre a experiência que relatei neste post ou sobre o serviço oferecido. Recomendo apenas o que uso e confio, para ajudar no planejamento e organização da tua viagem! **

Banner- afiliados

Publicado por

Amanda Sem Fronteiras

Olá! Tudo bem? Eu sou a Amanda, uma viajante brasileira, viciada em aprender, conhecer e me surpreender com todas as lições e surpresas que cada lugar reserva para mim. Nos últimos anos, vivi em Dublin, na Irlanda, e atualmente vivo no Porto, em Portugal. Além disso, já visitei 30 países e muitos outros ainda me aguardam, pois a minha paixão por viajar e aprender não tem fim! Sendo uma grande fã do nosso planeta, decidi compartilhar minha experiência pessoal como viajante do mundo através do blog e das redes sociais Amanda Sem Fronteiras. Meu maior desejo é inspirar e ajudar outros brasileiros a explorá-lo e a viver experiências tão incríveis quanto as que eu mesma tenho vivido! Vem viajar comigo!

3 opiniões sobre “O que fazer em Aveiro, a Veneza Portuguesa!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s